Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

FGTS: Trabalhadores nascidos em julho já podem fazer saque-aniversário

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Trabalhadores nascidos em julho e que tenham contas ativas ou inativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e querem aderir ao saque-aniversário para ter acesso a retirada anual ainda em 2023 já podem fazer a solicitação à Caixa Econômica Federal. O prazo começou nesta segunda-feira (dia 3) e vai até o dia 31.

Segundo as regras da modalidade de retirada do Fundo, para sacar a primeira parcela anual ainda no ano em curso, o cotista precisa aderir à modalidade até o último dia útil do mês de seu nascimento. A adesão pode até ser feita depois disso, mas, se ocorrer depois do mês de aniversário, o trabalhador só poderá fazer a primeira retirada no ano seguinte.

Já o saque em si pode ser feito a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário e até dois meses após o mês de nascimento do trabalhador. Nascidos em julho, portanto, podem receber o dinheiro até o fim de setembro.

Quem adere ao saque-aniversário perde o direito de sacar o saldo total de sua conta do FGTS ao ser demitido, ainda que sem justa causa. Sendo assim, caso seja dispensado, só recebe a multa rescisória de 40% em cima do valor depositado pelo empregador.
Em caso de desistência da adesão ao saque-aniversário, a migração para a modalidade antiga (saque-rescisão) só é feita dois anos após a data de adesão.
Extra