É grande a expectativa em torno do encontro que acontece hoje, às 14h, entre os dirigentes do SINPOSPETRO-RJ e do SINDESTADO(Sindicato Patronal). Há mais de um mês, os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência do estado do Rio de Janeiro negociam o reajuste salarial, mas os patrões ainda não apresentaram uma contraproposta às reivindicações da categoria.
No último encontro, realizado em 4 de julho, o sindicato conseguiu assegurar a data-base da categoria. Dessa forma, tudo o que for acordado durante a negociação salarial será pago retroativo a 1º de junho.
A entidade também conseguiu manter todas as cláusulas da Convenção Coletiva em vigor até o dia 30 de setembro, podendo ser prorrogadas conforme a vontade das partes.
O SINPOSPETRO-RJ representa cerca de oito mil trabalhadores de postos de combustíveis nas regiões do Sul do Estado, da Costa Verde e da Baixada Fluminense.
REIVINDICAÇÕES
Além das cláusulas econômicas, o sindicato negocia também as cláusulas sociais da Convenção Coletiva 2023/2025.
A diretoria luta por melhores salários e por reajuste acima da inflação nos benefícios.
A fim de reduzir os riscos à saúde dos frentistas, o sindicato propõe a inclusão de uma cláusula que obriga a instalação de assentos nos postos de combustíveis.
O presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, pede aos trabalhadores que participem do processo de negociação e lutem pelos seus direitos. “O sindicato, sozinho, não vai avançar nas conquistas. Para vencer a batalha, é preciso unir forças. O sucesso da negociação depende da mobilização da categoria” -frisa.
Por Estefania de Castro