O mercado financeiro passou por uma mudança radical na avaliação do governo, da política econômica, mas sobretudo sobre o desempenho do ministro Haddad. Uma pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta manhã de quarta, mostra que 65% dos entrevistados do setor financeiro acham positivo o trabalho do ministro da Fazenda. Eram 26% em maio e 10% em março. Agora, só 11% avaliam Haddad negativamente.
O levantamento foi feito pela Genial/Quaest com 94 gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro de fundos de investimento com sede no Rio de Janeiro e São Paulo entre os dias 6 e 10 de julho.
A proporção do mercado financeiro que avalia positivamente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saltou de 2% em maio para 20% em julho.
Questionados quais a expectativa em relação à economia nos próximos 12 meses, os representantes do mercado se mostram otimistas pela primeira vez nas três pesquisas realizadas pela Quaest. No primeiro levantamento, 78% achavam que ia piorar, agora são 21%. Já os que acham que vai melhorar passaram de 6% em março para 53% em julho.
O Globo e UOL