Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Acidentes de trabalho matam 4 crianças por mês no Brasil, diz estudo

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Entre 2011 e 2020, o Brasil registrou 24.909 casos de acidentes de trabalho e 466 mortes de menores de 18 anos em situações ligadas ao trabalho. Isso significa uma média de 3,9 crianças e adolescentes mortos por mês enquanto trabalhavam. E 207 acidentados — muitos, com consequências que vão durar a vida toda, como amputações de membros.

Os números são do levantamento realizado por pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) publicado na Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. Para o estudo, foram utilizados dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e do SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade), considerando dados sobre trabalhadores de 5 a 17 anos.

Do total de acidentes de trabalho reportados no período, 792 vitimaram menores de 14 anos —que, segundo a legislação brasileira, não poderiam trabalhar de forma alguma. No Brasil, menores de idade podem trabalhar a partir de 14 anos apenas como aprendizes e entre 16 e 18 anos de forma protegida, longe de quaisquer atividades que possam representar perigo.
Edison Veiga, Folha de São Paulo