No dia 25 de outubro, é comemorado o Dia do Dentista e da Saúde Bucal. A data simboliza a valorização da profissão e os cuidados que as pessoas devem ter, uma vez que a saúde começa na boca.
Segundo a dentista Eliane Baptista, que trabalha na sede do sindicato, em Vila Isabel, O câncer de boca pode atingir pessoas de todas as idades. Ela orienta que, se a doença for diagnosticada precocemente, o tratamento se torna mais eficaz.
A odontóloga explica que, caso haja uma lesão na boca que não seja curada dentro do prazo de 15 dias, o trabalhador deve procurar um profissional de saúde para avaliar a situação. O câncer de boca não surge muito rapidamente. Sendo assim, é fundamental realizar consultas regulares ao dentista, uma vez que o profissional de saúde está capacitado a identificar os sinais com antecedência, o que pode ser determinante tanto para o tratamento quanto para a recuperação.
Eliane Baptista alerta que os fumantes e os consumidores frequentes de bebidas alcoólicas devem ter cautela, pois podem desenvolver o câncer de boca.
CÂNCER DE BOCA
O câncer de boca é um tipo de tumor maligno que pode surgir em qualquer estrutura da boca, como lábios, língua, bochechas, palato, gengiva ou orofaringe, causando sintomas como feridas ou aftas que não cicatrizam, caroços na boca ou ínguas no pescoço que não desaparecem.
CONSULTÓRIO DENTÁRIO
Os associados ao sindicato contam com atendimento dentário de segunda a quinta, na sede da entidade. Eliane Baptista atende às segundas e terças-feiras. A Odontopediatra Priscilla Piscitello atende às quartas e quintas-feiras. As consultas podem ser agendadas pelo telefone (21) 2233-9926.
A dentista Rita Carneiro atende nas quartas-feiras das 8h às 17h na subsede de Volta Redonda. Agende a sua consulta pelo telefone (24) 3348-4955 e faça uma avaliação da sua saúde bucal.
Nos ambulatórios da entidade, os associados e seus dependentes poderão fazer o clareamento dentário por metade do valor cobrado em consultórios particulares.
CAMPANHA
Eliane Baptista defende que o governo federal deveria promover campanhas nas escolas para educar as crianças a cuidarem da boca.
“Da mesma forma que temos o Dia D da Vacina, deveria haver um mês dedicado à saúde bucal nas escolas. O SUS oferece tratamento odontológico, mas, em muitos casos, a pessoa vai ao posto para remover o dente. Além disso, seria importante distribuir escovas e cremes dental nos postos de saúde”, disse ela.
DIA DO DENTISTA
Nesta data, a diretoria do SINPOSPETRO-RJ, presta uma homenagem às profissionais de saúde da entidade, que cuidam com carinho e dedicação dos nossos associados. Parabéns, Eliane Baptista, Priscilla Piscitello e Rita Carneiro.
Por Estefania de Castro