Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

ONS aciona usinas térmicas após aumento na demanda de energia causada pelo calor

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Na última segunda-feira (13), em que houve o recorde na demanda, a produção das térmicas começou a subir. E de lá pra cá já aumentou 63%. Onda de calor faz ONS ampliar o uso de usinas térmicas.

Um efeito da atual onda de calor é o aumento do consumo de energia. O Operador Nacional do Sistema Elétrico acionou as usinas térmicas – das quais a gente está acostumado a ouvir falar quando os reservatórios das hidrelétricas estão em baixa, o que não é o caso agora. Desta vez, as térmicas entraram em cena por causa do aumento da demanda.

Mais caras e mais poluentes
Tiago de Barros Correia, foi diretor da Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, e é especialista em regulação de infra-estrutura e energia. Ele explicou que o problema não está na produção e sim na distribuição dessa energia e numa situação como a de agora com de alta demanda, causada pelo calor, foi necessário acionar as termoelétricas, mesmo sendo mais caras e mais poluentes, já que elas conseguem dar uma resposta mais rápida.

A energia gerada pelas termoelétricas é mais cara por causa do custo dos combustíveis fósseis, como por exemplo o gás natural. Com o conflito no Oriente Médio, os derivados do petróleo subiram de preço.

Diante desse cenário, para o especialista, é cada vez mais importante fazer investimentos em redes de transmissão com maior capacidade de escoamento.
G1