As operadoras Claro, TIM e Vivo anunciaram a adesão a uma rede que compartilha informações e promete aumentar a segurança dos celulares. A entrada na Open Gateway (portal aberto, em tradução livre) permite que as empresas verifiquem o número telefônico sem precisar enviar mensagem com código de autenticação por SMS, que muitas vezes acaba se tornando a porta de entrada para fraudes bancárias.
A rede compartilhada também permite que as operadoras e os bancos identifiquem se o chip do aparelho foi trocado recentemente, para bloquear transações com alta probabilidade de fraude. Outra medida prometida com o uso da nova tecnologia é facilitar a localização do celular roubado, evitando que golpistas manipulem o sinal de GPS.
A Open Gateway foi lançada pela entidade administradora do ecossistema global de telecomunicações GSMA, em evento realizado em Barcelona (Espanha), no início de maio. No Brasil, o anúncio foi feito em evento da GSMA em São Paulo com representantes das três principais empresas de telefonia celular.
Os novos serviços devem estar disponíveis em todo o país até o fim deste ano, segundo a GSMA.
Pedro S. Teixeira, Folha de São Paulo