A indústria brasileira de etanol quer aumentar o consumo do combustível no Brasil e assumir posição de destaque no processo de transição enérgica.
Nesta quinta (18), a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) lança uma campanha para estimular a escolha, divulgar benefícios e, segundo a entidade, derrubar mitos sobre sua utilização. O humorista Rafael Portugal e influenciadores foram escalados para falar do combustível na TV, no rádio e em redes sociais.
A Unica representa cerca de 60% do setor no Brasil. O momento atual, para a entidade, é favorável à ampliação no uso do etanol.
O governo Lula tem discutido a possibilidade de aumentar de 27,5% para 30% a proporção de etanol anidro na gasolina. Como mostrou a coluna Painel SA, parte dos produtores de etanol vinha pressionando o Ministério de Minas e Energia para que fossem cobrados, das montadoras, testes adicionais de desempenho para veículos movidos exclusivamente a gasolina e motocicletas.
Fernanda Brigatti, Folha de São Paulo