O mundo do trabalho precisa lutar contra a exploração, garantir direitos, condições de trabalho adequadas, num ambiente saudável e sustentável, com diálogo social e inteiração entre os povos. No XV Congresso da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses-Intersindical Nacional, do qual participei, foi reafirmado a necessidade de autonomia dos povos, respeito às diferenças étnicas e liberdade de reunião e organização em todos os setores.
Precisamos criar condições para um mundo melhor para todos, uma vez que o extremismo e o desrespeito aos direitos humanos são tão pertinentes. Repugnamos a guerra e o genocídio de povos originários em qualquer parte do mundo. É necessário acabar com a fome e a exclusão. O mundo do trabalho clama por trabalhadores organizados e com unidade de luta.
Após cumprir uma extensa agenda em Roma, na Itália e em Lisboa, Portugal, volto ao meu querido Brasil, e à minha cidade que amo, o Rio de Janeiro, consciente do meu trabalho sindical.
O meu modesto aprendizado no campo sindical contribuiu significativamente para os debates no Congresso. Tive a oportunidade de conhecer pessoas de diversos países e continentes, interagir e discutir temas relevantes para o mundo do trabalho.
Cumpri a missão que me foi confiada. Tive a oportunidade de elevar o nome do movimento sindical brasileiro, juntamente com os representantes das outras centrais sindicais do país.
Em nome da Força Sindical, da minha categoria dos trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência, agradeço mais uma oportunidade de, como um humilde frentista, participar desse lindo e produtivo encontro sindical internacional.
Agradeço também ao deputado Fabio Porta, que abriu as portas do Parlamento Italiano para os frentistas brasileiros. É indescritível o quanto essa experiência e a troca acrescentaram à minha vida.
Agradeço ao SINPOSPETRO-RJ e à FENEPOSPETRO, sinto-me grato e honrado de representá-los como presidente-fundador das respectivas organizações.
Eusébio Pinto Neto
Presidente do SINPOSPETRO-RJ e da Federação Nacional dos Frentistas