O prédio de nove andares na Rua Hannibal Porto, 450, em Irajá, na Zona Norte, que foi ocupado no passado por uma concessionária de telefonia, vai abrigar em seu andar térreo o novo hospital público municipal veterinário da cidade. A unidade com atendimento gratuito e previsão de abertura até setembro contará com centro cirúrgico e serviço de internação para cães e gatos.
Atualmente, a população conta com o instituto Jorge Vaistman, na Mangueira, e o centro de Controle de Zoonoses, em Santa Cruz, que possui um hospital veterinário em funcionamento desde fevereiro do ano passado. Há também a opção de atendimento nos postos veterinários dos bairros. Essas unidades atendem boa parte da demanda da cidade, mas não oferecem o serviço de internação.
As da Mangueira e de Santa Cruz atendem até cerca de 80 animais, por dia. A expectativa da prefeitura, com a nova unidade é ampliar a capacidade de atendimento. A adaptação das instalações para receber o hospital veterinário não terá custo para o município, já que ficará por conta da construtora que doou o prédio, como contrapartida para obtenção de licenciamento de empreendimentos residenciais na Zona Norte.
O Globo