Os brasileiros, em geral, levaram para casa 7,8% mais itens a cada ida às compras nos 12 meses terminados em março em comparação com o mesmo período imediatamente anterior. Três categorias se destacam neste avanço: mercearia doce (9,3%), bebidas (9,4%) e bazar e medicamentos de venda livre (9,9%), mostra pesquisa da Kantar/Worldpanel Division.
O número médio de categorias no carrinho do consumidor brasileiro é de 59 e se mantém estável. Mas na classe DE, houve aumento nos dois últimos anos, passando de 55 para 57. Na prática, commodities como feijão e arroz, o básico da refeição do brasileiro, não ficam fora, mas estão abrindo espaço para itens como biscoitos, chocolates, salgadinhos de pacote, refrigerante, cerveja e ração para cães e gatos.
Essas mudanças no consumo acompanham dois fatores principais. Um deles é o cenário macroeconômico que garantiu fôlego a esses consumidores para acrescentar itens ao carrinho: inflação reduzida, desemprego no menor patamar em dez anos (7,9% em março) e ganho de renda da população, sobretudo em razão do salário mínimo e do aumento de benefícios assistenciais.
Glauce Cavalcanti e Rafaela Gama, O Globo