Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Líderes mundiais condenam atentado contra Trump e denunciam violência política

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Líderes mundiais prontamente condenaram o ataque a Donald Trump ocorrido em um comício na Pensilvânia, no qual o ex-presidente foi baleado na orelha, expressando espanto, denunciando a violência política e desejando a Trump uma rápida recuperação.

O porta-voz do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, condenou o atentado e o chamou de “ato de violência política”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou o ataque como inaceitável e incentivou que o ato seja condenado.“O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável”, disse Lula.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, disse estar “horrorizado com as cenas chocantes” do comício. “A violência política, sob qualquer forma, não tem lugar nas nossas sociedades e os meus pensamentos estão com todas as vítimas deste ataque.”

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que ‘não há justificativa’ para tal violência e estava ‘aliviado’ por Trump, que vem criticando a ajuda militar dos Estados Unidos à Ucrânia em meio à invasão da Rússia, estar seguro e desejou-lhe ‘uma rápida recuperação’.

Comentários semelhantes também foram feitos pelos líderes da União Europeia, Egito, Tailândia, Taiwan, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Itália, Suécia, Países Baixos e Filipinas.
Agência Reuters