O lucro registrado pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi de R$ 23,4 bilhões em 2023, o maior da história do fundo, segundo a Caixa Econômica Federal.Com isso, o resultado será distribuído para os trabalhadores de todo o país a partir do fim de agosto, com valores de distribuição ainda a serem definidos.
O percentual do lucro a ser distribuído aos trabalhadores ainda será definido pelo Conselho Curador do FGTS (CCFGTS) na próxima reunião, no dia 6 de agosto. Desta forma, quanto maior o saldo que o trabalhador tinha em 31 de dezembro do ano passado, maior será o lucro recebido agora.
Após a definição, a Caixa fará a distribuição dos valores aos trabalhadores até 31 de agosto.
Segundo a Caixa, todos os trabalhadores com saldo em conta até 31 de dezembro de 2023 receberão a distribuição dos valores neste ano.
O valor a ser distribuído será depositado diretamente nas contas do FGTS dos trabalhadores, ou seja, fica retido no Fundo até que o cidadão esteja apto a fazer o saque, como é o caso de aposentados, demissão sem justa causa, desastres naturais ou para aquisição de casa própria.
Larissa Maia, Valor Econômico