A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), afirmou que a única forma de reduzir a desigualdade social no Brasil é “garantir que o salário mínimo cresça acima da inflação”. Durante discurso em evento paralelo do G20 sobre erradicação da pobreza e da fome, Tebet afirmou que recebeu como ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocar “os pobres no orçamento”.
“A única forma que podemos reduzir desigualdade social: garantir que o salário mínimo não suba apenas com a inflação, mas suba acima da inflação”, disse Tebet, que também afirmou que “essa é a prioridade da nossa equipe econômica, do Ministério da Fazenda e do Ministério do Orçamento, que o salário mínimo sempre cresça acima da inflação”.
Tebet discursou na abertura do painel “Combate às desigualdades e erradicação da pobreza, da fome e da desnutrição”, organizado pelos ministérios de Planejamento e de Desenvolvimento e Assistência Social. O evento, realizado no Rio, foi feito paralelamente à reunião de Desenvolvimento do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo e os blocos da União Europeia e da União Africana.
“Se vai ser inflação mais o PIB, inflação mais 1%, inflação mais 2%, eu não estou discutindo. Isso já está precificado. O problema dos gastos no Brasil não é o pobre no orçamento, são os privilégios dos ricos que precisam ser checados ponto a ponto nos gastos tributários”.
Camila Zarur e Paula Martini, Valor Econômico