Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Trabalhador tem receio de ser afetado por evento climático

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Nove em cada dez trabalhadores brasileiros ouvidos em uma pesquisa têm receio de serem afetados por questões climáticas. O dado é de levantamento feito em junho pela Cajuína, frente de inteligência da empresa de soluções de benefícios Caju, com apoio da Opinion Box.Participaram 1.039 pessoas, homens (49%) e mulheres (51%) de diferentes regiões do país, sendo 46% no Sudeste, 22% no Nordeste e 18% no Sul. Todos empregados sob o regime CLT em empresas com mais de 100 funcionários.

A preocupação abrange diferentes aspectos da vida, como familiar (58%), saúde física (50%), moradia (50%), financeiro (45%), saúde mental (42%), emprego (35%), patrimônio (29%) e transporte (17%).

Essa percepção corrobora um levantamento feito em abril pela Organização Mundial do Trabalho (OIT). O estudo mostrou que mais de 70% da força de trabalho global está exposta a graves riscos para a saúde em função das mudanças climáticas. A OIT calcula que mais de 2,4 bilhões de trabalhadores – de uma força de trabalho global de 3,4 bilhões – estão provavelmente expostos ao calor excessivo em algum momento do seu trabalho.

O relatório observa que diversas condições de saúde dos trabalhadores são associadas às mudanças climáticas. As transformações no clima impactam a saúde não só pelo calor excessivo e a incidência de raios UV, mas também pela poluição do ar, eventos meteorológicos extremos e doenças transmitidas por parasitas, vírus e bactérias por meio de vetores como mosquitos, carrapatos e pulgas.
Adriana Fonseca, Valor Econômico