O Departamento Nacional do Senac apresentou aos conselheiros, nesta quinta-feira (15), o modelo pedagógico de formação profissional que completa dez anos. O conselho é formado por trabalhadores, empresários e representantes do governo. O presidente do SINPOSPETRO-RJ e da Federação Nacional dos Frentistas, Eusébio Pinto Neto, foi convidado para representar os trabalhadores e as centrais sindicais na composição da mesa do conselho. Ele destacou a importância da formação, do treinamento e da educação para o desenvolvimento do país.
O modelo pedagógico do Senac se destaca por melhorar a qualidade educacional, produzindo conhecimento e técnicas que tornam o aprendizado do trabalhador mais produtivo. O projeto está sendo executado em todo o país. Os cursos de aprendizagem e qualificação têm como objetivo desenvolver as habilidades profissionais necessárias para a inclusão no mercado de trabalho.
Eusébio Neto disse que a educação é um direito fundamental, portanto, o processo deve incluir uma grande variedade de experiências e aprendizado para qualificar mais pessoas. Segundo ele, o conhecimento e a qualificação abrem portas no mercado de trabalho, reduzem as desigualdades e promovem o progresso social.
O Senac é uma entidade vinculada ao sistema sindical. A instituição tem a missão de educar e qualificar os trabalhadores em atividades do comércio de bens, serviços e turismo, grupo do qual os frentistas fazem parte.
SISTEMA S
O Sistema S foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, no início da industrialização no país. Atualmente, 9 entidades compõem o sistema, todas têm seu nome iniciado com a letra “S”: SENAC; SENAI; SESC; SESI; SEBRAE; SENAR; SESCOOP; SENAT e SEST. As entidades, que representam mais de 30 milhões de trabalhadores, foram criadas para promover o treinamento profissional em seus segmentos de atuação, além de consultoria e assistência técnica.
Por Estefania de Castro