Os meses que antecedem as festas de fim de ano são ideais para quem está em busca de uma oportunidade de trabalho. A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima que 450 mil vagas temporárias sejam criadas no último trimestre de 2024 no país.
Com relação aos setores, a maior quantidade de oportunidades, segundo a associação, está na indústria, com 45% das contratações. Na sequência, aparecem o serviço e comércio com 35% e 15%, respectivamente.
A logística deverá ter destaque por causa das promoções em datas especiais, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, especialmente no comércio eletrônico.
O levantamento também apontou as chances de efetivação a partir das contratações temporárias. De acordo com a Assertem, a previsão é que 90 mil (20%) das oportunidades provisórias se tornem postos fixos.
No terceiro trimestre deste ano, mais de 610 mil contratos de trabalho temporário foram assinados no país. Esse número representa um aumento de 0,5% com relação ao mesmo período de 2023, que cerca de 608 mil vagas provisórias foram criadas.
Marcos Furtado, Extra