O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, deve anunciar nesta quarta-feira, após uma reunião com demais integrantes do governo, se o horário de verão voltará a ser adotado neste ano. Ele vai receber novos estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre o tema.
Dentro do governo, a avaliação é de que a volta do horário de verão só deve acontecer em 2024 caso o ONS mostre que a medida seja estritamente necessária. De toda forma, isso não seria feito antes do segundo turno das eleições, marcado para o dia 27.
A volta vem sendo defendida por especialistas como uma estratégia para aliviar a sobrecarga da oferta de eletricidade. Isso porque permitiria ao sistema elétrico, na prática, “ganhar” uma hora a mais de sol.
O objetivo do horário de verão mudou em 2024. Sai de cena o debate sobre a redução do consumo de ar-condicionado e lâmpadas, e entra no radar uma hora a mais de sol justamente quando há maior consumo de energia, no fim do dia, por volta das 18h, horário em que as pessoas chegam em casa.
Bernardo Lima e Bruno Rosa, O Globo