O ranking de 2024 das melhores empresas para trabalhar, elaborado pelo Great Place to Work, tem como uma de suas novidades o aumento no total de classificadas, de 150 em 2023 para 175 em 2024. A mudança, segundo o GPTW, é reflexo do esforço das organizações em proporcionar um bom ambiente de trabalho aos seus funcionários – o que resultou em melhores notas nos quesitos avaliados pela organização. Neste ano, mais de 5 mil companhias buscaram um lugar na lista. Destas, 2.898 foram consideradas elegíveis, um aumento de 31% em relação a 2023.
O levantamento do GPTW é aplicado, atualmente, em 170 países. Ao longo de seus 28 anos de existência, o levantamento tem mostrado que a atenção às relações de trabalho traz vantagens importantes, como maior produtividade e engajamento da equipe, mais facilidade para atrair e reter talentos e aumento do potencial criativo dos funcionários – – com maior participação em processos de inovação.
Esta edição da pesquisa mostra a consolidação do modelo híbrido, que começou a ganhar força durante a crise da covid-19 e no pós-pandemia. O sistema em que os empregados trabalham alguns dias da semana presencialmente e outros em home office é adotado por 81% das empresas, que disponibilizam o formato para pelo menos 50% da sua equipe.
Mauro Silveira, Valor Econômico