A partir de amanhã, os olhos do mundo se voltam, mais uma vez, para o Rio. O pontapé inicial das atividades do G20 será dado na Zona Portuária. O encontro — cujo ponto alto acontecerá segunda e terça-feira com as reuniões dos chefes de Estado e de Governo das maiores economias do planeta, no Museu de Arte Moderna (MAM) — terá início com a realização do inédito G20 Social, que concentrará, até sábado, cerca de 300 atividades entre debates, seminários e conferências na área da Praça Mauá e do Boulevard Olímpico.
Mesmo quem não participar diretamente dos eventos terá a vida impactada nos próximos dias. As mudanças na rotina começam pelo trânsito. O Aterro do Flamengo será transformado num corredor para as 55 delegações que vão se dirigir ao MAM.
INTERRUPÇÕES PONTUAIS
O bloqueio total das pistas começará já no dia 17. O deslocamento das delegações vai causar fechamentos pontuais nas linhas Vermelha e Amarela.
Na Região Portuária, a mudança será apenas nos horários do VLT, a partir de amanhã.
FERIADÃO DE SEIS DIAS
A prefeitura decretou feriado nos dias 18 e 19.
Na prática, serão seis dias de folga, já que emendam com os feriados do Dia da República (15) e da Consciência Negra (20).
Mas nem todos terão direito ao descanso. A medida não vale para quem trabalha em serviços essenciais como saúde, transporte, limpeza urbana e segurança.
Carmélio Dias, O Globo