A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas; entretanto, seu uso ainda está em fase inicial em 41% das empresas. Ao mesmo tempo, 15% já integraram a tecnologia em processos considerados primordiais para que se atinjam os objetivos estratégicos do negócio), e 12% utilizam IA como diferencial competitivo. Por outro lado, 32% das companhias ainda estão estudando a possibilidade de usar da ferramenta.
É o que revela a pesquisa “Transformando o futuro: adoção de Inteligência Artificial nas empresas brasileiras”, realizada pelo Instituto de Formação em Tecnologia e Liderança (IFTL).
O estudo mostra que as empresas têm interesse em usar a IA. Porém, o processo é acompanhado por insegurança dos funcionários, principalmente pela falta de conhecimento especializado (31%), preocupações com segurança de dados (18%), orçamentos limitados (17%) e resistência cultural (12%).
Os dados, obtidos com exclusividade pelo Valor, revelam que as empresas de tecnologia são as que mais fazem uso da ferramenta, correspondendo também à maioria dos respondentes (38%). A pesquisa também mostra que há um crescimento nos investimentos dos setores de educação (11%), serviços financeiros (12%) e consultoria (8%).
Lucas Feitoza, Valor Econômico