Os funcionários da fábrica da PepsiCo em Itaquera, na zona leste de São Paulo, aceitaram a proposta da empresa para o fim da paralisação que teve início no domingo (24). O acordo foi feito em um audiência realizada nesta segunda-feira (2), no TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região).
O Stilasp (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios e Alimentação de São Paulo) aceitou uma escala de trabalho com um sábado livre por mês. As horas serão compensadas nos outros dias, e a jornada de trabalho passará a ser acrescida de 20 minutos.
O acordo também prevê que os dias de greve não sejam descontados e que sejam concedidos 45 dias estabilidade aos trabalhadores. Nesse período, só é permitida demissões por justa causa.
No início da greve, os funcionários pediam o fim da escala 6×1, com descanso apenas aos domingos, e a adoção da escala 5×2, com folgas também aos sábados. A empresa fez uma contraproposta, sugerindo uma jornada de 12 horas de trabalho por dois sábados seguidos para que os funcionários pudessem ter uma folga no sábado seguinte, o que foi negado.
João Pedro Abdo, Folha de São Paulo