O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com os presidentes dos bancos públicos na tarde desta segunda-feira e discutiu a criação de uma linha de crédito para facilitar a troca de motocicletas por entregadores de aplicativos.
Além da presidente da Caixa, Carlos Vieira, e do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, também estiveram presentes os ministros do Trabalho, Carlos Marinho, da Casa Civil, Rui Costa, e da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, assim como o secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan.
A ideia é que os entregadores tenham acesso a condições mais favoráveis para trocar as motos. A proposta, contudo, ainda está em fase inicial de discussão pelo Executivo.
O Ministério do Trabalho tenta regulamentar esse setor, mas até agora não obteve êxito. Um projeto chegou a ser enviado ao Congresso tratando apenas de motoristas, mas o tema não avançou diante de resistência de parlamentares e de trabalhadores. No caso dos motoqueiros, não houve sequer um acordo prévio com empresas que permitisse enviar a proposta à Câmara.
Thaís Barcellos, O Globo