A cidade do Rio de Janeiro terá alterações no funcionamento de repartições públicas e atividades urbanas devido à realização da Cúpula do Brics neste fim de semana. Para garantir a mobilidade dos chefes de Estado e delegações dos países membros (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a prefeitura do Rio de Janeiro decretou feriado no dia 7 de julho, segunda-feira.
O governo do estado e a prefeitura também decretaram ponto facultativo nas repartições públicas no dia 4 de julho, sexta-feira.
A sede do sindicato em Vila Isabel não abrirá amanhã, 4, e segunda-feira, dia 7 de julho. O feriado foi estabelecido pela Lei nº 8.881/2025, sancionada pelo prefeito Eduardo Paes.
Devido ao deslocamento das delegações e autoridades, a prefeitura pede que os moradores evitem circular pelas áreas mais impactadas, como Copacabana, Aterro do Flamengo, Centro, Glória e as vias expressas entre os dias 4 e 7 de julho, quando o fluxo de pessoas será mais intenso.
SERVIÇOS ESSENCIAIS
Apesar do feriado, o decreto determina o funcionamento normal de diversos setores. Os funcionários de postos de combustíveis e de lojas de conveniência, que fazem parte do grupo de serviços essenciais, trabalharão sem direito ao pagamento do feriado.
EVENTO
O evento movimenta a capital fluminense desde o dia 30 de junho com reuniões diplomáticas e forte esquema de segurança.
As Forças Armadas atuam desde ontem, 2 de julho, em uma Garantia da Lei da Ordem (GLO) abrangendo locais como o Museu de Arte Moderna, Maracanã e outros pontos estratégicos.
Por Estefania de Castro