Os preços da gasolina e do diesel podem ter novas quedas nos próximos dias, caso a cotação do petróleo Brent continue em baixa, afirmou nesta segunda-feira (7) o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A declaração foi dada durante a Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro.
Ele acrescentou que os preços dos combustíveis estão mais baixos hoje do que em dezembro de 2022.
“O Ministério de Minas e Energia trabalhou todos esses dois anos e meio de forma muito vigorosa para que a gente tivesse o menor preço de combustível na bomba do consumidor brasileiro. E isso é fato. Nós temos hoje gasolina e diesel mais barato que dezembro de 2022. É importante que se diga isso.”
O ministro disse que o governo tem reforçado as medidas para combater a adulteração de combustíveis e práticas comerciais abusivas no setor.
Segundo ele, tem sido realizadas reuniões frequentes com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Polícia Federal e o Ministério da Justiça para fiscalizar e coibir irregularidades no mercado, especialmente práticas de concentração que estão sob a alçada do Cade.
G1