Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Trump anuncia tarifa de 50% sobre exportações brasileiras

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Notícias

O presidente americano, Donald Trump, anunciou ontem a aplicação, a partir de 1º de agosto, de tarifa de 50% sobre exportações brasileiras, escalando a crise entre os dois países. A magnitude da tarifa e o tom adotado por Trump surpreenderam o governo brasileiro, que convocou reunião de emergência e devolveu a carta com a qual os Estados Unidos fizeram o anúncio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que elevações unilaterais de tarifas serão respondidas com a Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada há três meses.

Em carta enviada ontem ao governo brasileiro, Trump citou três motivos para a aplicação da tarifa: a “caça às bruxas” ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que é seu aliado; a “censura” do Supremo Tribunal Federal (STF) a plataformas digitais dos Estados Unidos; a relação comercial “injusta” entre os dois países, embora a balança comercial com o Brasil.

No documento, o presidente americano diz que a tarifa de 50% está “separada das tarifas setoriais” já em vigor. Além disso, afirma que, se o Brasil retaliar também elevando tarifas, essas novas tarifas se somarão aos 50% cobrados pelos Estados Unidos. Ainda diz que os Estados Unidos iniciarão investigação a respeito dos “contínuos ataques do Brasil a companhias americanas, “assim como outras práticas injustas de comércio”. De acordo com o ele, se o Brasil “eliminar suas tarifas, políticas não tarifárias e barreiras comerciais, nós poderemos talvez considerar um ajuste nesta carta”.
Andrea Jubé, Renan Truffi, Sofia Aguiar e Tiago Angelo, Valor Ecnômico