O reajuste médio da tarifa de energia, em 2022, para clientes residenciais no país foi de 11,35%, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com o alto custo, para 67% dos brasileiros a conta de luz é um dos maiores gastos mensais este ano e sete em cada dez (72%) deixaram de comprar itens que consumiam para pagar a conta de luz. Os dados são da pesquisa “Percepções sobre o setor elétrico”, da Associação Brasileira dos Comercializadores de energia (Abraceel).
Os esforços das famílias para dar conta das despesas não se restringem a isso, no entanto. Entre os entrevistados, 85% passaram a economizar energia para reduzir esta conta.
Mesmo assim, o orçamento nao fecha para muitas famílias. Quase metade dos brasiileiros (44%) deixaram de pagar alguma conta de luz no último ano, ainda de acordo com a pesquisa. Para Roberto Kanter, professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas, o cenário é preocupante e resultado de diversos aumentos de preços, não só da energia:
— As pessoas não estão deixando de pagar a conta de energia para ir a um jogo de futebol. Elas estão colocando como prioridade comida na mesa. A renda delas é fixa, o consumo não.
Ana Clara Veloso, Extra