Conciliar trabalho, exercício físico e lazer não é a tarefa das mais fáceis e exige muita disciplina. Desde o final da década de 80, quando começou a trabalhar em postos de combustíveis, o diretor Gilberto Duarte, um dos fundadores do SINPOSPETRO-RJ, utiliza a bicicleta como veículo de locomoção. Ao se aposentar, em julho de 2022, o diretor passou a se dedicar em tempo integral à categoria.
O diretor faz base no Município do Rio de Janeiro e percorre de bicicleta cerca de 60 Km por dia. Segundo ele, pedalar faz parte da sua vida, por isso não sente cansaço nem desânimo, mesmo em dias de sol forte, com altas temperaturas.
Ele diz que começou a utilizar a bicicleta para evitar os ônibus cheios. A primeira bike, ele comprou do gerente do posto, onde trabalhava na Ceasa, em Irajá. Na época, o diretor morava na região da Tijuca e se deslocava para o trabalho de bicicleta. Hoje, Gilberto Duarte pedala da sede do sindicato, em Vila Isabel, até Guadalupe. Pelo caminho, ele visita os postos de combustíveis no Méier, Madureira, Bento Ribeiro, Irajá e demais bairros da região. O diretor também faz a área do Alto da Boa Vista à Barra da Tijuca.
Gilberto Duarte pedala cerca de 300 km por semana, totalizando 1.200 Km por mês. Ele afirma que a bicicleta virou um hábito, por isso, redobra a atenção no trânsito para evitar acidentes. O diretor frisa que o exercício físico evita doenças com diabetes e colesterol, prejudiciais ao coração.
BASE
Segundo Gilberto Duarte, muitos trabalhadores desconhecem os direitos garantidos e conquistados pelo sindicato na Convenção Coletiva. Ele diz que o trabalho de base é importante para esclarecer as dúvidas da categoria. “Na semana passada, durante visita aos postos, conversei com dois frentistas — um, na Zona Sul, e o outro, na Zona Norte do Rio—, que se aposentaram e desconheciam o direito ao prêmio aposentadoria. Infelizmente, muitas empresas não cumprem às cláusulas da convenção da categoria”, disse ele.
PRÊMIO APOSENTADORIA
Conforme a cláusula 11ª da Convenção Coletiva do Município do Rio de Janeiro, os trabalhadores, que se aposentam por idade ou por tempo de contribuição, têm direito a receber um prêmio correspondente a três pisos salariais, vigentes na data do pagamento. Para ter direito a gratificação, o trabalhador precisa ter pelo menos oito anos de serviço na mesma empresa. O prêmio tem que ser pago em até dez dias úteis, a contar a partir da data que o funcionário apresenta à empresa a carta de concessão do benefício do INSS.
Por Estefania de Castro
Design Mylena Campos