O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou o discurso na posse do novo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, para criticar os responsáveis pelos ataques golpistas de 8 de janeiro.
“O que aconteceu no Palácio do Planalto, no Congresso e no STF foi uma revolta dos ricos que perderam as eleições. Nós não podemos brincar, porque um dia o povo pobre pode se cansar de ser pobre e fazer as coisas mudarem nesse país”, disse Lula nesta segunda (6).
Lula atribuiu os atos golpistas ao inconformismo da elite com a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições.
A PF (Polícia Federal) tem realizado operações para identificar participantes, financiadores e fomentadores dos ataques às sedes dos três Poderes, em Brasília.
O petista destacou novamente a importância do “equilíbrio social” juntamente com o equilíbrio fiscal. Ele lembrou que hoje há 33 milhões de pessoas passando fome.
OPERAÇÃO
A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (7) três mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e seis de busca e apreensão no Distrito Federal. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Esta é a quinta fase da operação Lesa Pátria, que busca prender envolvidos nos atos golpistas do dia 8 de janeiro – ocasião em que terroristas bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes, em Brasília.
G1
Igor Mello e Italo Nogueira, Folha de São Paulo