As fortes chuvas que atingiram o Rio na tarde desta terça-feira levaram caos e preocupação para cariocas por toda a cidade. Uma criança de dois anos morreu após o desabamento de uma casa na Tijuca, Zona Norte do Rio, em Saquarema, na Região dos Lagos, um homem morreu após ser atingido por um raio durante a tempestade que atingia a região. A cidade entrou em estágio de alerta as 20h da noite, foi a primeira vez que o nível foi atingido desde 1 de abril de 2022. As 22h30, a cidade registrava 97km de engarrafamento. A média para o horário é de 5km em todo o município.
Sirenes e ocorrências
De acordo com o COR, foram acionadas 113 sirenes em comunidades localizadas em áreas de risco para deslizamentos e escorregamentos na cidade. As 20h44 a cidade já havia registrado 106 ocorrências, sendo três de queda de árvore e 103 de bolsões.
Na Zona norte, a chuva intensa provocou a queda de uma parte do teto gesso do Shopping Nova América, em Del Castilho, na Zona Norte do Rio.
Orientação para evitar deslocamento
O prefeito Eduardo Paes pediu para que os cariocas evitem a sair de casa e adiantou que o “dia será difícil” nesta quarta-feira.
Previsão
Segundo o sistema Alerta Rio, o tempo na cidade, nesta quarta-feira(8), segue influenciado por áreas de instabilidade e por ventos úmidos do mar. A previsão é de bastante nebulosidade e pancadas de chuva a qualquer momento. Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam estimativa de chuva de 15 mm. As temperaturas estarão em declínio.
Camila Araujo, Pedro Araujo, Carmélio Dias e Felipe Grinberg, Extra