A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quinta-feira que vai bloquear as caixinhas de TV clandestinas, usadas para receber de forma ilegal o sinal da televisão por assinatura e serviços de streaming.
Essas caixinhas são conhecidas como “TV Box”, e a Anatel estima que haja de 5 a 7 milhões de exemplares em uso no país sem homologação da agência. São aparelhos clandestinos, diferentes dos oficiais, homologados, como as soluções Chromecast, do Google, ou Apple TV.
A TV Box, usa a internet para receber os sinais da TV. Para isso, um servidor central “quebra” os códigos dos canais pagos e transmitem esse sinal para as caixinhas clandestinas, que também podem acessar serviços de streaming. Sem necessidade de assinatura, essas caixas custam em média R$ 400, de acordo com a Anatel.
Como vai funcionar o bloqueio?
A Anatel vai bloquear os servidores centrais que levam os sinais ilegais para a “TV box”. Cada um desses servidores têm um IP, uma espécie de CPF da máquina. O trabalho de bloqueio começa com uma denúncia ou identificação de que os servidores estão fornecendo conteúdo pirata.
Com esses dados em mãos, a Anatel determina o bloqueio na rede desses servidores. As empresas que fornecem internet é que farão o bloqueio.
Manoel Ventura, O Globo