A prefeitura do Rio lançou, nesta quinta- feira, o aplicativo MOTO.RIO, que pretende dar suporte ao serviço de mototáxi na cidade. Sem taxas sobre o valor das corridas, a plataforma promete formalizar a categoria e melhorar a remuneração dos condutores.
Assim como o app TÁXI.RIO, lançado pela prefeitura em 2016, os operadores receberão o valor total das corridas realizadas. A iniciativa surgiu de um pedido do sindicato de mototaxistas do município, que luta por melhores condições de trabalho para a categoria. A demanda se tornou ainda mais relevante em janeiro deste ano, quando aplicativos privados, como Uber e 99, passaram a oferecer viagens de moto. A reivindicação é direcionada, principalmente, às taxas cobradas pelas empresas.
Para os passageiros, o principal benefício é a segurança. O motociclista que quiser realizar o cadastro no aplicativo, deverá apresentar uma série de documentos, além de comprovar o uso de equipamento de segurança, como os dois capacetes obrigatórios. Por meio do acordo entre o sindicato e a prefeitura, também será garantido seguro de vida para condutores e passageiros.
Giovanna Durães
*Foto Prefeitura do RJ