Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, com base da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE, no 3º trimestre do ano passado, aponta que o Rio de Janeiro, junto ao Ceará, são os estados com maior proporção de empreendedoras do país. Atualmente, 38% das mulheres estão liderando seus empreendimentos no estado. Em contrapartida, a média nacional é de 34,4%. Cinquenta e três por cento das mulheres empreendedoras do Rio de Janeiro são chefes de família.
“O empreendedorismo é uma resposta para a busca de autonomia, realização de propósito e geração de renda, empoderando cada vez mais as mulheres em nossa sociedade”, comenta Carla Panisset, coordenadora de Empreendedorismo Social do Sebrae Rio.
Noventa e um por cento das donas de pequenos negócios no Rio de Janeiro trabalham por conta própria. Nove por cento são empregadoras, sendo que a maioria conta entre 1 e 5 funcionários. Os empreendedores homens obtêm um rendimento mensal 13,4% acima das mulheres, mesmo elas sendo mais escolarizadas. No Rio de Janeiro, 33% das empreendedoras contam com ensino superior completo.
O Estado do Rio conta com mais de 941 mil empreendedoras, o que corresponde a 9,1% do país. Ficando atrás apenas de São Paulo com mais de 2,4 milhões (23,9%) e Minas Gerais com mais de 980 mil (9,5%).
O Dia