A união vai fortalecer a luta e garantir mais direitos na Convenção Coletiva 2023/2025 dos trabalhadores de postos de combustíveis do Estado do RJ. Para garantir o sucesso da negociação salarial, os três sindicatos da categoria vão negociar em conjunto com o SINDESTADO (Sindicato Patronal). Em assembleia, nesta quarta-feira (26), na subsede do SINPOSPETRO-RJ, em Volta Redonda, os frentistas aprovaram a pauta de reivindicação salarial, que será entregue aos patrões, em maio.
A categoria, com data-base em 1º de junho, reivindica aumento real nos salários e nos benefícios. Neste ano, os sindicatos vão lutar para estender a todos os empregados de postos de combustíveis, inclusive de loja de conveniência e escritório, o adicional de periculosidade de 30%. Os trabalhadores também querem elevar o valor do abono para um piso salarial da categoria.
O SINPOSPETRO-RJ quer incluir na convenção o prêmio aposentadoria, que garante um abono especial aos frentistas que se aposentam. Conforme a reivindicação, só terá direito ao prêmio ao se aposentar, o trabalhador que tenha pelo menos cinco anos de serviço na mesma empresa. O sindicato já conquistou esse direito para os frentistas do Município do Rio de Janeiro.
SEGURANÇA E SAÚDE
Os sindicatos ainda exigem a aplicação das normas de segurança e saúde no ambiente de trabalho. Eles defendem a instalação de assentos em locais em que possam ser utilizados por todos os funcionários nos intervalos de atendimento entre os clientes.
EMPREGO
Para garantir o emprego dos frentistas, as entidades querem incluir na convenção a cláusula que proíbe o sistema de autosserviço nos postos de combustíveis do estado.
SINDICATOS
O SINPOSPETRO-RJ representa cerca de 8 mil trabalhadores em 32 municípios do estado, nas regiões da Baixada Fluminense, Sul Fluminense
e Costa Verde.
Os frentistas, representados pelo SINPOSPETRO-CAMPOS, aprovaram a pauta conjunta. O SINPOSPETRO-NITERÓI informou que fará uma assembleia com os trabalhadores nos próximos dias.
Por Estefania de Castro