Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Bolsonaro tinha “plena ciência” de fraude em cartão de vacinação, diz PF

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

A Polícia Federal (PF) afirmou em relatório da Operação Venire que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha “plena ciência” da fraude em sua carteira de vacinação.

A operação, autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, levou a uma ação de busca na casa do ex-presidente em Brasília, culminando com a apreensão do celular dele, além de seis prisões, incluindo a do tenente coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro quando ele estava no Palácio do Planalto. Segundo a PF, ele seria o personagem central do esquema, que teria envolvido a inserção de dados falsos no sistema do SUS, viabilizando a emissão de certificados de vacinação forjados, porém tecnicamente oficiais.

De acordo com relatório da PF, há provas de que Bolsonaro sabia da inserção fraudulenta dos dados de vacinação. A fraude, segundo a corporação, pode “ter sido realizada com o objetivo de gerar vantagem indevida para o ex-presidente relacionada a fatos e situações que necessitem de comprovante de vacina contra a covid-19″. Bolsonaro e aliados sempre rejeitaram os imunizantes.

Para os investigadores, os documentos teriam servido para burlar restrições sanitárias impostas por Brasil e Estados Unidos. No esquema, operado de Duque de Caxias, município fluminense governado por um aliado do ex-presidente, foram beneficiados sua filha Laura, de 12 anos, o tenente-coronel Cid, suas filhas, além dos assessores Max Guilherme e Sergio Cordeiro.
Pepita Ortega, Rayssa Motta e Júlia Affonso, O Estado de São Paulo
O Globo