Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Light tenta aumento extra de até 10% na conta de luz para aliviar caixa e reduzir impacto de ‘gatos’

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Em recuperação judicial, a Light está tentando junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) um reajuste extraordinário entre 5% a 10% nas contas de luz, como forma de melhorar seu caixa e reduzir o impacto dos “gatos”, dizem pessoas informadas sobre as tratativas. A distribuidora de energia do Rio atribui a esses mecanismos para furto de energia boa parte de suas dificuldades financeiras.

Técnicos da agência, porém, avaliam que a concessão está equilibrada financeiramente do ponto de vista do contrato e avaliam o pleito como difícil de ser autorizado. Essa questão ainda será julgada pela diretoria colegiada do órgão, que irá se debruçar sobre as perdas da empresa com os furtos.

O último reajuste da Light foi em março, de 7,4%. Na ocasião, a diretoria da Aneel determinou à área técnica um estudo para avaliar novos critérios de compensação por furtos, em forma de revisão de tarifas. Essa aplicação, porém, tem sido considerada de difícil execução. Um dos motivos é que seria uma revisão completa da metodologia, o que demanda semanas de consulta pública e afeta todas as distribuidoras.
Manoel Ventura, Bruno Rosa e Glauce Cavalcanti