A Agência Nacional do Petróleo interditou, nesta terça-feira(13), três postos de combustíveis na cidade do Rio de Janeiro. Os estabelecimentos comercializavam etanol hidratado com uma presença significativa de metanol. Os postos fechados pela ANP ficam nos bairros de São Cristóvão, Taquara e Jacarepaguá.
Os agentes de fiscalização identificaram a irregularidade e interditaram as bombas e tanques de etanol.
As análises laboratoriais dos produtos coletados constataram a presença de 81,2% de metanol no etanol comercializado.
Também foram realizadas coletas de todos os produtos comercializados nas três empresas, que serão alvos de processos administrativos.
A legislação brasileira impede o uso do metanol como combustível devido à sua alta toxicidade. O metanol é perigoso quando inalado, ingerido ou em contato com a pele, podendo causar irritação nos olhos, nariz e garganta, bem como dores de cabeça, náuseas, tonturas. Em casos mais graves, pode levar a danos nos órgãos, como o fígado e os rins. A exposição contínua ao metanol pode levar à cegueira e afetar o sistema nervoso do corpo humano.
O SINPOSPETRO-RJ repudia a atitude nefasta das empresas que, por ganância, põem em risco a saúde dos frentistas e dos clientes.
Por Estefania de Castro