O começo do inverno, na próxima quarta-feira (21), deve trazer mais chuva para a Região Sul do Brasil. Com a influência do fenômeno El Niño, o país deve experimentar uma estação mais chuvosa que o normal no Sul e Sudeste, e mais seca em toda a metade norte do país.
Após a passagem de um ciclone extratropical que deixou 13 mortos até o momento no Rio Grande do Sul, o estado, juntamente com Paraná e Santa Catarina, deve ter um começo de semana frio e seco, com ocorrência de geadas nas regiões de serra. O tempo fica aberto, com poucas nuvens.
Após a passagem, uma massa de ar seco deve manter as temperaturas baixas nesta segunda (19) e na terça-feira (20), com máximas em torno de 20ºC e 25ºC, e evitar chuvas.
No Sudeste, onde o frio levou mínimas de 8,5Cº à capital paulista, a previsão do Inmet é que as baixas temperaturas devem continuar, com mínima, em São Paulo, de 12C° na segunda-feira, 11C° na quarta-feira e 10C° na quinta-feira.
Belo Horizonte também pode começar o inverno com mínima de 10Cº e, para o Rio de Janeiro e Vitória, estão previstas mínimas de 15C° e 16C°, respectivamente.
Vinícius Lisboa, Agência Brasil
Folha de São Paulo