O inverno deste ano, que tem início nesta quarta-feira, promete uma temporada de temperaturas acima da média e chuvas abaixo do esperado. De acordo com o prognóstico climático produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação será marcada pelo impacto do fenômeno El Niño, sentido, sobretudo, nas regiões Norte e Nordeste.
O inverno é marcado por um período menos chuvoso em grande parte das regiões do Brasil. Neste ano, segundo o Inmet, o volume de precipitação deve ser ainda menor, abaixo do habitual. A redução da chuva nesta época do ano acontece devido à persistência de massas de ar seco, o que provoca a diminuição da umidade relativa do ar e, consequentemente, favorece a ocorrência de queimadas e incêndios florestais.
Região Sudeste
A previsão para o inverno no Sudeste, neste ano, indica chuvas abaixo da média, porém, não se descarta a ocorrência de pancadas intensas próximas ao litoral sul, devido à passagem de frentes frias.
As temperaturas tendem a permanecer acima da média em grande parte da região, mas ainda há possibilidade de queda, devido à entrada de massas de ar frio. A baixa nos termômetros pode gerar formação de geada em pontos isolados com altitude elevada.
Giovanna Durães,O Globo