Após um cenário de incertezas no Brasil e no mundo no primeiro semestre do ano, levantamento divulgado pelo ManpowerGroup, revela que as empresas pretendem contratar mais no terceiro trimestre deste ano.
Quase metade dos empregadores ouvidos, cerca de 47% dos 1.020 entrevistados, afirma ter intenção de admitir, enquanto a expectativa líquida de emprego, taxa calculada subtraindo-se o número de companhias que planejam diminuições pelo número de empresas que pretendem recrutar, é de 33%.
Através desses números, calcula-se que houve um aumento de 12 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior, que chegou a 21%.
Os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo são os com as maiores intenções de recrutamento de candidatos, com 40%, 33% e 31%, respectivamente.
Entre os setores com maior demanda de posições no país estão os de Energia & Serviços de Utilidade Pública (50% das organizações no setor esperam contratar), seguido por Serviços de Comunicação (44%), Tecnologia da Informação (41%) e Assistência Médica & Ciências da Vida (35%). Já no cenário global, o setor de TI lidera o ranking de contratações (39%), seguido pelo setor de Energia & Serviços de Utilidade Pública (34%), Finanças & Imobiliário (31%) e Indústrias e Materiais.
O Dia