Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Famílias mais pobres sentem queda nos preços, enquanto consumo encarece para os mais ricos em junho

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

A queda nos preços da economia em junho aliviou mais a baixa renda. As famílias mais pobres sentiram uma deflação mais acentuada que a dos demais grupos, enquanto os mais ricos perceberam uma alta de preços em junho, informou, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda mostra que a inflação arrefeceu de uma alta de 0,33% em maio para uma queda de 0,16% em junho para o segmento familiar de renda muito baixa. Para o grupo de renda alta, houve aceleração, de um recuo de preços de 0,08% em maio para uma alta de 0,10% em junho.

Em junho, o principal alívio inflacionário partiu da queda nos preços dos alimentos para consumo no domicílio, grupo de despesas que pesa mais no orçamento dos mais pobres.

Na direção oposta, houve pressão sobre a inflação de junho dos reajustes na energia elétrica (1,4%), taxa de água e esgoto (1,7%) e condomínio (1,7%). O aumento nos gastos com habitação pesou mais no orçamento das famílias de renda alta, uma vez que pouco “se beneficiaram da queda dos preços do gás de botijão (-3,8%)”.
Daniela Amorim, O Estado de São Paulo