O prefeito do Rio, Eduardo Paes, publicou um decreto que regulamenta o uso de celulares e dispositivos tecnológicos nas unidades escolares da rede municipal. Segundo o texto, a decisão “estabelece diretrizes para o uso consciente e responsável dessas tecnologias”. As novas regras passam a valer a partir desta segunda-feira. A indicação é para que aparelhos eletrônicos sejam mantidos em mochilas e bolsas dos estudantes durante as atividades letivas, a não ser quando o uso for autorizado pelo professor.
De acordo com o decreto, a decisão ocorre após a divulgação do relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2019, que não recomenda tempo de exposição de tela para crianças de 0 a 2 anos e indica menos de uma hora de tempo de tela para crianças de 2 a 5 anos. O texto ainda cita “a iniciativa de diversos países de banirem total ou parcialmente o uso de celulares nas escolas para outras faixas etárias”.
O decreto ainda destaca o relatório de monitoramento global da educação de 2023 da UNESCO, que afirma que a “análise de uma grande amostra de jovens com idades entre 2 e 17 anos nos Estados Unidos mostrou que um maior tempo de tela estava associado a uma piora do bem-estar; menos curiosidade, autodisciplina e estabilidade emocional; maior ansiedade; e diagnósticos de depressão”.
Luiz Ernesto Magalhães e Carolina Callegari, O Globo