Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Dia do Frentista será comemorado na próxima segunda, 16 de outubro

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Há 18 anos, um grupo de frentistas fundou o SINPOSPETRO-RJ, com o objetivo de reivindicar mais direitos para os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência. A diretoria lutou para reconhecer o valor da mão de obra nos postos de combustíveis e conquistou para a categoria um feriado, o Dia do Frentista. A data estabelecida pela lei estadual 1.926 de dezembro de 1991 passou a ser considerada feriado em 2005, quando o sindicato incluiu a cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho.

O sindicato luta para transformar o Dia do Frentista em repouso remunerado. Assim como os frentistas, os trabalhadores do comércio e da construção civil também comemoram seus feriados na terceira segunda-feira de outubro. Os alimentos e os medicamentos são considerados produtos essenciais, mas as empresas respeitam o feriado dos comerciários e fecham as portas neste dia.

Reivindicamos apenas um descanso remunerado por ano para uma categoria que trabalha em datas festivas, feriados e fins de semana. Um dia sem trabalhar é pouco, considerando tudo o que fazemos pelas empresas e pelo nosso país. Pedimos apenas um dia para nos sentirmos valorizados, homenageados e, sobretudo, respeitados.

CONSCIENTIZAÇÃO
A organização dos trabalhadores no Rio de Janeiro se deve ao ímpeto e à determinação do fundador e presidente do sindicato, Eusébio Pinto Neto, que enfrentou as adversidades para libertar a categoria no estado.

O trabalho de base dos diretores do sindicato, que visitam os postos de combustíveis em 49 municípios do estado representados pelo SINPOSPETRO-RJ, permite que o trabalhador exponha suas insatisfações e reivindique os seus direitos. Este movimento de luta e conscientização é crucial para o despertar da categoria.

FERIADO
As Convenções Coletivas de Trabalho do Estado e do Município do Rio de Janeiro determinam que as horas eventualmente trabalhadas durante o feriado do Dia do Frentista poderão ser compensadas por folgas ou serão remuneradas com acréscimo de 100% da hora normal.

FECHAMENTO
Desde 2015, o SINPOSPETRO-RJ aderiu ao feriado do Dia do Frentista, fechando a sede em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, e a subsede em Volta Redonda, no Sul do Estado. Com esta medida, a diretoria pretende demonstrar às empresas que é possível realizar ações de forma diferente sem prejudicar o atendimento ao público. Em respeito ao trabalhador de posto de combustível, fecharemos a sede e a subsede hoje (13), ao meio-dia, e só reabriremos na terça-feira (17), às 8 horas.

Por Estefania de Castro