Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Outubro Rosa, trabalhadoras realizam exames pelo sindicato

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

No Dia Internacional de Luta Contra o Câncer de Mama, 19 de outubro, um grupo de trabalhadoras de postos de combustíveis do Rio de Janeiro realizou uma consulta ginecológica na Climobal, clínica conveniada ao SINPOSPETRO-RJ. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.

Além do exame Papanicolau, as trabalhadoras fizeram a mamografia. O exame radiológico realizado nas mamas é de alta resolução e fornece imagens detalhadas que permitem identificar o câncer de mama precocemente.

Mesmo com os exames em dia, Regina Lúcia de Oliveira dos Santos, de 49 anos, fez questão de participar da campanha do sindicato. Ela é sócia do SINPOSPETRO-RJ e trabalha como auxiliar administrativo no Auto Posto Bittig Ltda. Regina afirmou que intensificou os cuidados com o câncer de mama devido à morte precoce da tia causada pela doença.

Ela agradeceu a chance de fazer o Check-up médico com o apoio do sindicato. “Essa campanha valoriza a mulher, é a primeira vez que vejo um sindicato dar uma atenção especial às trabalhadoras”, disse.

ENCONTRO
Nesta sexta-feira(20), o sindicato realizará uma reunião com as mulheres da categoria no auditório Angela Matos, na sede da entidade, em Vila Isabel. O evento tem como objetivo orientar sobre os cuidados com a saúde e os direitos trabalhistas assegurados às mulheres com câncer de mama.

DIA INTERNACIONAL DE LUTA
O Dia Internacional de Luta Contra o Câncer de Mama, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é celebrado em 19 de outubro. A data tem o objetivo conscientizar, em especial as mulheres, sobre a doença, bem como popularizar suas formas de prevenção, diagnóstico e tratamento.

Somente no ano passado, foram estimados 66.280 novos casos de câncer de mama, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Essa incidência significa que são 43,74 casos para cada 100 mil mulheres brasileiras.

Estatísticas como essas, reforçam a necessidade de uma força-tarefa para o combate desta doença. Um amparo nessa luta é a campanha Outubro Rosa, que procura orientar mulheres com o cuidado preventivo, mas também as auxilia e conforta após um diagnóstico.

Por Estefania de Castro