A Prefeitura do Rio lançou, nesta terça-feira (04/06), a CIVITAS (Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio a Segurança Pública) e fechou uma parceria com o Disque Denúncia para participar do sistema de monitoramento, que tem como objetivo apoiar, com informações, as forças de segurança estaduais e os órgãos municipais. A CIVITAS funcionará dentro do Centro de Operações Rio (COR).
O Disque Denúncia voltará a funcionar todos os dias, 24 horas, e participará diretamente da operação, fornecendo os dados dos atendimentos aos cidadãos.
A CIVITAS é um projeto tecnológico de monitoramento, para fazer um cerco inteligente, em apoio à segurança pública da cidade, aproveitando toda a experiência e conhecimento técnico do Centro de Operações Rio (COR) e a tradição e credibilidade do Disque Denúncia. O sistema da CIVITAS passa a usar imagens de câmeras do COR, da CET-Rio e, futuramente, de empresas de segurança. São utilizados para o monitoramento de veículos 900 radares e 50 câmeras com leitura de placas, que serão capazes de descobrir carros clonados na cidade.
Larissa Ventura, Diário do Rio