O Brasil possui mais de 72 milhões de pessoas com dívidas em atraso. De acordo com o levantamento mais recente da Serasa, desse total, ao menos 20 milhões de consumidores estão inadimplentes e desconhecem a existência dos débitos em seu nome. No Rio de Janeiro, são dois milhões de pessoas endividadas sem saber.
De acordo com a pesquisa, esses consumidores estão entre os 51 milhões de pessoas que nunca checaram pendências no CPF. Por isso, desconhecem suas contas atrasadas, algumas já negativadas, que podem ser renegociadas.
Uma forma de evitar surpresas indesejadas é consultar regularmente a situação do CPF. A gerente da plataforma Serasa Limpa Nome, Aline Macial, destaca que essa é uma maneira de o consumidor ter uma visão mais clara da sua saúde financeira.
Quando o consumidor está com o CPF negativado, seu acesso a crédito e outros serviços fica limitado. Segundo a Serasa, isso pode afetar o score, que é uma pontuação de crédito utilizada por empresas na avaliação de risco de crédito. Além disso, dificulta conseguir crédito, aprovar um cartão ou abrir um crediário.
Extra