O Banco Central fez ajustes no Regulamento do Pix, com aperfeiçoamentos nos mecanismos de segurança, além de estabelecer o dia 16 de junho de 2025 como a data do lançamento do Pix Automático. As novidades constam nas resoluções BCB 402 e 403, publicadas nesta segunda-feira (dia 22).
Para aumentar a segurança das transferências, o Banco Central estabeleceu que a iniciação de transações via Pix por meio de dispositivos ainda não cadastrados terão valores de no máximo R$ 200, desde que o limite diário não ultrapasse R$ 1 mil. Para transações fora desses limites, o dispositivo de acesso deverá ter sido previamente cadastrado pelo cliente, informou o BC.
De acordo com o Banco Central, a medida reduz a chance de fraudadores usarem dispositivos diferentes daqueles utilizados pelo cliente para gerenciar chaves e iniciar transações Pix.
Pix Automático
O Banco Central também aprovou a nova data de lançamento do Pix Automático, dia 16 de junho de 2025. A nova modalidade facilitará cobranças recorrentes, como contas de concessionárias de serviço público, escolas, faculdades, academias, condomínios, clubes sociais, planos de saúde, serviços de streaming, portais de notícias, clubes por assinatura e empresas do setor financeiro.
Extra