Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Nova turma de cipeiros; curso do SINPOSPETRO-RJ para frentistas será no dia 3

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Trabalhadores de postos de combustíveis e de lojas de conveniência do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense participarão do curso de treinamento de cipeiros na sede do SINPOSPETRO-RJ, no dia 3 de outubro. As inscrições devem ser realizadas com a equipe de base e com os diretores que visitam os postos diariamente. Os funcionários que fazem parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) participam do treinamento.

O curso terá duração de oito horas e será ministrado pelo Instituto Brasileiro de Saúde Ocupacional (SLS). Os participantes receberão material didático e certificado de conclusão.

Além de receber instruções sobre a atribuição do cipeiro, o trabalhador será informado sobre as legislações trabalhista e previdenciária que dizem respeito à segurança e saúde no trabalho. A apresentação da metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho também será abordada.

Os vinte alunos da primeira turma de agosto de 2024 já receberam os seus certificados. O projeto prevê a formação de uma turma de cipeiros por mês.

CIPA
Os postos de combustíveis com mais de 20 funcionários devem realizar eleições anuais para escolher os integrantes da CIPA. As empresas com menos de 19 funcionários devem designar um trabalhador para fazer o curso de orientação sobre segurança e saúde.

A norma regulamentadora 5, que estabelece a CIPA, visa proteger a vida e promover a saúde do empregado.

Os integrantes da comissão devem ser escolhidos por meio de eleição convocada por um edital, com abertura de prazo para a inscrição, que deve ser fixado em local de fácil acesso e visualização, mas pode ser feito através de meio eletrônico. A empresa deve comunicar ao sindicato o início do processo eleitoral.

As empresas não podem dispensar, arbitrariamente ou sem justa causa, o empregado eleito para o cargo de direção da CIPA, até um ano após o final de seu mandato.

Por Estefania de Castro