A redução de custos sempre foi uma prioridade para as empresas, especialmente em países com cenários instáveis, como o Brasil. Nesse contexto, a inteligência artificial (IA) surge como uma solução que vai além da otimização de processos. Ela também auxilia na redução de despesas.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Microsoft, 74% das MPMEs já adotaram essa tecnologia. Esse dado revela o crescimento da IA nas pequenas e médias empresas.
Entre essas empresas, 69% aplicam IA no atendimento ao cliente. Já 64% utilizam a tecnologia para agilizar o trabalho. Esses dois aspectos são considerados importantes para aumentar a eficiência e economizar recursos.
Segundo Fábio Falcão, CEO da startup IARIS, especializada em soluções de inteligência artificial, a IA pode oferecer dados valiosos que auxiliam na tomada de decisões estratégicas.
Ele afirma que a adoção de IA não apenas contribui para economizar. Além disso, permite que as empresas direcionem seus esforços para áreas mais estratégicas, melhorando a eficiência.
Fábio Falcão acredita que o uso de IA nas empresas ainda está no início. Ele prevê que, com o avanço da tecnologia, haverá uma integração mais profunda nas operações de negócios.
Carta Capital