O pagamento do 13º salário pode injetar cerca de R$ 321,4 bilhões na economia até dezembro, o que representa aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A estimativa é do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
O montante será pago aos trabalhadores do mercado formal, inclusive aos empregados domésticos; aos beneficiários da Previdência Social e aposentados e beneficiários de pensão da União e dos estados e municípios.
Cerca de 92,2 milhões de brasileiros serão beneficiados com rendimento adicional, em média, de R$ 3.096,78, aponta o Dieese. Do total de brasileiros beneficiados com o pagamento do 13º salário, 56,9 milhões, ou 61,7% do total, são trabalhadores no mercado formal, entre eles, os empregados domésticos com carteira de trabalho assinada, que somam 1,4 milhão de pessoas, correspondente a 1,6% do conjunto de beneficiários.
Aposentados ou pensionistas da Previdência Social (INSS) equivalem a 34,2 milhões de beneficiários, ou 37,1% do total. Neste ano, o INSS pagou o abono nos meses e abril e maio.
O Globo